A presente pesquisa analisou aspectos metaficcionais presentes no conto A Caçada (1970), de Lygia Fagundes Telles, tendo o elemento tapete como elemento norteador da análise. O processo de espelhamento torna visível a construção ficcional, havendo desdobramentos nas significações do texto literário. A duplicação ficcional expõe as camadas mais profundas da composição narrativa, exigindo um envolvimento mais dinâmico e perspicaz do leitor acerca da ficção. O caráter metaficcional do conto nos conduz a refletir sobre o processo da composição literária. Em A Caçada percebe-se que o soturno paira sobre a narrativa; as personagens não são nomeadas, sabemos apenas o gênero das personagens que nos é dado pelo narrador onisciente, “o homem e a velha” essas são as personagens que movimentarão a narrativa.
Ademais, utilizamos os contos Metzengerstein, de Edgar Allan Poe e Tema para uma tapeçaria, de Julio Cortázar, pois nestes contos o Tapete é um elemento importante, desta maneira, estabelecemos um paralelo entre os contos.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas